Curiosidades sobre a Goiabada
Olá, Vamos adquirir um pouco mais de conhecimento? Hoje vamos falar sobre um produto muito consumido e, com certeza, com um sabor delicioso: A Goiabada.
Com cheiro marcante e sabor muito agradável - uma mistura de doce e azedinho - a goiaba é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo.
A goiaba é um fruto versátil que pode ser utilizado em diversas receitas. Doces de goiaba são bastante famosos, como goiabada, goiabada de colher, goiabada cascão, compotas e geleias. Uma dupla muito famosa é o queijo com goiabada.
Daí, vamos iniciando alguns questionamentos sobre esse tão desejado Doce: será que a goiabada engorda? Será que eu deveria excluir esse doce da minha vida para não acumular quilinhos em excesso?
O número de calorias encontradas em um pedaço de goiabada pode variar de acordo com a fabricante do produto, tendo em vista que é possível encontrar versões entre 80 e 140 calorias por pedaço de 40 g. Para facilitar a nossa análise trabalharemos com a média de 120 calorias por porção.
Se avaliarmos isoladamente o valor de um pedaço da goiabada, a primeira coisa que podemos notar é que o seu valor calórico não é baixo e que o consumo regular, especialmente se acompanhado de outros pratos no café da manhã, lanche da tarde ou como sobremesa depois do almoço ou jantar, poderá sim contribuir para o aumento de peso. Porém vale ressaltar: Todo alimento consumido em excesso (Consumo exagerado),leva sim a um aumento de peso.
Há que se dizer também que a goiabada carrega uma parte das fibras provenientes da fruta que a origina: são 1,6 g a cada pedaço de 40 g. E se por um lado o doce não é a melhor fonte de fibras, já que não oferece uma variedade maior de nutrientes, ele se mostra como uma melhor opção em relação a outros tipos de guloseimas, como o pudim de leite condensado, que não possuem nenhum teor de fibras.
Então, a reflexão que a gente deixa aqui é que para manter a boa forma e ser uma pessoa saudável, não basta excluir um ou outro alimento mais calórico da dieta. É preciso pensar na alimentação como um todo e fazer esforços para passar por uma reeducação alimentar, que traga o benefício de tornar a alimentação saudável um hábito permanente na rotina. E isso não significa necessariamente se restringir de doces, mas estar de olho e saber a quantidade e os momentos em que se deve comer essas gostosuras.
Katarina Azevêdo
Nutricionista
CRN6 10552